A LIBERDADE DA WEB É UMA PRIORIDADE

9 Jun

Defender a liberdade e independencia da internet, deve ser uma tarefa prioritaria para todos os utilizadores da web.
Como reforço dos argumentos a favor dessa prioridade para todos nós, veja-se as revelações na ultima semana de alerta sobre a vigilancia massiva por parte da agencia segurança dos EUA atraves dos servidores das grandes empresas (Google, Facebook, Twitter..),com estes a desmentir.
Agora podemos entender as declaraçoes da Google uns anos atras :”nos pedimos que as regras da lei sejam mais transparentes”, “gostariamos de responder mais as v. perguntas mas legalmente não podemos”. Como se calcula agora, seria um “gritinho” de alerta sem zangar o papão, que quando lhe apetece pode ser mau (Que o digam aqueles cerca de tres mil cidadaos que foram assassinados por um raio vindo do ceu, em muitas partes do mundo -felizmente ainda só nas colonias de fora da UE).
Voltando a gente séria lembro o que disse Tim Berners_Lee na blog da WEB Foundation: A entrada dos serviços de vigilancia nas comunicaçoes pela internet é uma grosseira violação dos direitos humanos. Encorajo todos os internautas a exigirem maior protecção legal e o direito a serem informados de qualquer recolha dos seus dados pessoais”.
Só posso dizer que levem a sério este aviso; para alem do seu valor profético é a opinião dum dos fundadores da web, com todo o peso que isso representa de amor a liberdade e informação livre.
O que se temos como certo, é que a vigilancia existe e que pelo menos com um país periferico da UE (Inglaterra) tem havido troca de informações. Sabendo o poder dos ingleses nos sistemas de espionagem e informação, assusta que as agencias europeias se sintam tentadas a seguir os “democratas transparentes” da ilha adjacente a europa. Até porque os resultados são convidativos(invasao do Iraque, eleiçao do Camarao/Murdoch,Libia/petroleo,Siria/Israel,petroleo do golfo; tudo bem informado e controlado).
Claro que para não perder a confiança dos seus clientes mundiais, os dirigentes tentam, mantendo uma certa honestidade formal, negar com unhas e dentes que ultrapassem as imposições legais= ordens tribunais.
Como o conseguem conciliar a verdade com a vigilancia? :
Foi criado há varios anos ,programa PRISM, uma derivaçao da sala de controle das tecnologicas que os unicos que tem a chave(acesso) é precisamente a NSA.
Assim todos estão bem com a sua consciencia : Google, Facebook, Twitter AT&T; Verizon..) negam que tenham dado mais dados que os tribunais decretam e os espias desviam toda a informaçao que querem, quando querem, de quem querem e online.
Talvez por esta amostra possam perceber como a prioridade de defender a internet livre, independentemente de todas as nossas outras opçoes na vida é tão importante. Informem-se bem,votem em quem querem, sejam de que seita ou clube gostam mas defendam a web, por amor a liberdade. Os perigos da web são iguais a tudo na vida:temos que ser nós a defendermo-nos; cominformação..livre.
http://gigaom.com/2013/06/07/through-a-prism-darkly-tracking-the-ongoing-nsa-surveillance-story/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: