Video

Discriminacao perniciosa nao assumida: a lingua

31 Mar

A discriminacao que mais prejudica os povos do mundo, julgo ser a devido a lingua. Cidadaos da UE, da Africa, da America do Sul, practicamente de todo o mundo que nao fale ingles ficam em desvantagem, seja no acesso a informacao de qualidade, seja num concurso para um emprego, seja na facilidade de estudar ou singrar no meio dos medias, em comparacao com os que ja tem a lingua inglesa.
A informacao em muitas partes do mundo (UE) ou nas publicacoes internacionais e cientificas faz-se natutalmente em ingles.
As elites dos paises nao nativos do ingles, devem ter em conta a dificuldade que sentem as suas populacoes em aceder aos conhecimentos e informacao se nao for disponibilizada na lingua propria. Mesmo que parte dos cidadaos tenham alguma literacia em ingles, é certamente reduzida a percentagem que capta tudo como na propria lingua; vai falhar sempre algo.
Para quem esta familarizado com a literacia, sabe bem que mesmo nos que sabem ler a propria lingua, o grau de entendimento do que se leu e bem menor do que o total dos que leram correctamente.
A divulgacao da ciencia e cultura sao caminhos certos para melhorar a vida dos povos, despertando, tanto nos jovens como nos adultos, a curiosidade de aprender e a capacidade de entendimento de materias cada vez mais complexas.
Aperfeiçoar a qualidade e quantidade de publicações nas linguas proprias, deve ser uma prioridade para os divulgadores. O esforço pode ser muito rentabilizado, optando pela colaboração online, ja que tanto na publicação como na leitura a cooperação nao tem fronteira nem distancia. Povos que falem linguas ibericas (portugues/espanhol) podem ler com mais facilidade as publicações comuns, aumentando a variedade da oferta ou facilitando e acelerando a adaptação na lingua local.
Este objectivo deve ser prioritário para blogs/sites que queiram contribuir para a diminuição da quantidade/qualidade de materias na web, entre a lingua inglesa (existe quase tudo) e as nossas linguas.
Algumas( muitas) populações têm dificuldade ate na lingua propria, quanto mais com ingles. Vamos contribuir para diminuir a discriminação mais prejudicial de todas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: