Aside

A pesada consequencia do bloqueio criminoso a Cuba

25 Jan

O isolamento forcado do povo Cubano afastado da concorrencia economica, politica e variedade informativa deixa a grande maioria mal preparada para enfrentar as tranformacoes que se vao dar com a abertura -que estará próxima.
E importante ter grande numero de dirigentes preparados, nas diversas correntes de opiniao quer políticas quer sociais, para poderem encaminhar os naturais e acalorados debates que naturalmente vão surgir. Como se pode facilmente observar em todos os países que enveredaram pela abertura política, os acesos debates podem realcar apenas o acessorio =debater a constituicao e “esquecer” as leis concretas e que sendo menos visiveis para a opinão publica distraída com o debate, levam a erro que o povo so dara conta quando a factura for muito pesada e sofrer as incongruencias da realidade
Tanto as forcas do governo como oposicao caminham num caminho frutuoso se prepararem seriamente gestores e chefias em sectores chaves para o futuro e bem estar do povo cubano. Sectores naturalmente que vao ter o interesse dos grupos economicos muito treinados na competicao dura em mercados abertos, nos paises de origem.
Planos estrategicos pensados com rigor e eficiencia, com muitos gestores treinados a tempo na concorrencia feroz, mesmo que atraves de estagios no estrangeiro.
Dar prioridade ao turismo, distribuicao/abastecimento, telecomunicacoes/media, construcao civil, sector automovel e bancos/seguros para que nao caiam em maos estrangeiras as riquezas de Cuba que tantos sacrificios tem custado a toda a populacao, parece-me uma tarefa a congregar governo e oposições, com tempo e responsavelmente
Como aparte vale a pena acompanhar o que tem acontecido em paises como Espanha, Grecia ou Portugal apos o fim de regimes de partido unico. Ex: Portugal 30 anos depois fim regime = Turismo+hoteis+avioes+agencias+bancos pagamento turismo,maioria inglesa; Exportadores vinho Porto sao cinco (4 sao ingleses); companhia electrecidade chinesa; aeroportos franceses; cimentos brasileiros…so para despertar o interesse e para o procurarem a informacao.
Pode ser interessante informar os futuros votantes que discutir com paixao é positivo mas mais positivo e discutir o que mais afecta a vida dos cidadaos,com tempo, com boa informacao e com consciencia da verdade.
Não adianta depois, quando do acalorado dos debates enfrentar os adversários de que a culpa e deste ou de aquele. Importante mesmo e preparar com eficiencia e lealdade os futuros combates políticos e economicos. Os maus exemplos abundam desde que se queira ver, para perto ou para o medio-oriente; e não auguram nada de atraente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: